sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Lendo: Apenas Um Dia e Apenas Um Ano, da Gayle Forman

Aplaudindo a Gayle por consegui algo bem difícil que é me fazer gostar de um romance! Não que eu odeie livros de romance, só prefiro que o romance seja um detalhe na estória, não o tema principal.

Eu ganhei Apenas Um Dia de cortesia skoob (thanks skoob) e fui ler com zero expectativas. E acabei me surpreendendo demais. Apenas Um Dia é PDV da Alysson, e Apenas Um Ano é PDV do Willem.  Me identifiquei tanto com a Alysson quanto com o Willem de formas diferentes. 


São livros que não falam apenas de se apaixonar, mas também de viagens, de auto conhecimento, de outros sentimentos, de descobertas. Enquanto Alysson é centrada e “certinha”, Willem é aventureiro e inquieto. Eles se conhecem em Londres, na viagem pós formatura de Alysson, e uma das tantas viagens de Willem. Ela americana, ele holandês. Após conversarem, decidem ir à Paris, de trem (onde se encontram pela segunda vez), e vivem um dia inesquecível. Os laços que vão se formando entre eles, para mim, não são forçados ou totalmente clichê. 

Falam muito de destino e acasos, e como os caminhos podem se cruzar e se perder. Depois desse dia incrível, eles se separam, sem meio de contato algum. Mas parece que só se separaram fisicamente. Um ano se passa, eles procuram um ao outro por qualquer pista que têm, e as vidas de cada um mudando. Willem está a procura dela, mas suas viagens acabam levando a procura de si mesmo. Alysson começa a faculdade, cai na rotina, e vai descobrindo que a felicidade não está no que os outros querem que ela faça. São livros simples, gostosos de ler, e ainda levam a diversos destinos de viagens, diversos acasos. Gostei muito mesmo!




P.s.: Juntando os dois marquei uns 30 quotes ou mais! #gostoassim

Nenhum comentário:

Postar um comentário