sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Lendo: Caixa de Pássaros, do Josh Malerman

O que dizer desse livro aparentemente inofensivo, mas que me deu pesadelos DE VERDADE?! 
É um livro de terror, eu sei, o segundo que leio na vida (o primeiro não fez nem cócegas se comparar com esse).

Caixa de Pássaros é basicamente sobre medo.

Em uma terra pós-apocalíptica as pessoas não sabem como, o que e porque, só sabem que não podem de maneira alguma olhar para fora. Ao fazer isso, esse “algo” que agora habita o planeta causa reações que ninguém tão pouco sabe explicar: quem vê perde a noção da realidade e fica “louco”, a ponto de machucar pessoas queridas e tirar a própria vida.

A protagonista do livro é Malorie. Mãe, sobrevivendo e tentando fazer com que as suas duas crianças sobrevivam nesse novo mundo, tapando os olhos, cobrindo as janelas, trancando-se para o mundo. A narração mistura passado e presente, e consegue transmitir totalmente os sentimentos, principalmente o medo que os sobreviventes têm de enfrentar dia após dia. É agonizante.

Há várias reflexões sobre a fragilidade humana, sobre como o que hoje pode ser essencial, amanhã pode ser algo inútil devido as reais necessidades, ou até mesmo um luxo.
Tapar os olhos e seguir em frente, lutando contra o que não se pode ver, tirando forças da menor coisa que se tem, é o que Malorie faz depois de perder quase tudo.

Uma leitura extremamente perturbadora, e ao mesmo tempo instigante, difícil parar de ler, mas às vezes necessário (para evitar pesadelos).




P.s.: Não abra os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário